A polivalente Amanda: Competência e determinação às aulas no RPFC

http://www.minhasaojose.com.br
Muito querida pelas centenas de alunos, ela ministra aulas em quatro áreas diferentes no alvinegro

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

Ela é jovem, carismática e esbanja competência e determinação quando o assunto é esporte. O seu lema de vida é fazer com que seus alunos saiam do sedentarismo e sintam prazer em praticar uma atividade física, sempre respeitando cada limitação e incentivando às práticas, não importa a idade.

Iniciando mais uma semana, o www.minhasaojose.com.br traz a história de Amanda Augusto de Oliveira, uma mocoquense que adotou São José do Rio Pardo como sua casa para poder exercer uma de suas maiores paixões: a Educação Física.

Formada pela UNIP Rio Pardo, há pouco mais de três anos ela ingressou à equipe de professores do Rio Pardo Futebol Clube e, apesar do pouco tempo no clube, Amanda já conquistou alunos de todas as idades com seu jeitinho único, que une conhecimento, respeito e muito amor em suas diferentes áreas de trabalho no alvinegro.

“Iniciei meu trabalho no RPFC ainda como estagiária. Soube por um amigo que o clube estava à procura de estagiários na Natação. Enxerguei uma possibilidade e fui conversar com o Marcelo, presidente do clube, e o Juninho, diretor de Esportes, que também foram meus professores na faculdade. Ambos acreditaram em mim, assim como o restante da diretoria, pois eu não tinha nenhuma experiência em dar aulas, e me proporcionaram essa chance de estagiar. Meses depois, após a conclusão do curso, eu já estava efetivada como professora de Educação Física”, contou.

A Natação foi a porta de entrada para que Amanda se tornasse a ‘professora polivalente’ do clube, como é conhecida. “Na Natação iniciei meu trabalho com as crianças, as quais sou apaixonada até hoje. Depois de um tempo iniciei na Hidroginástica, com um público completamente diferente. Foi uma área que realmente me desafiou e eu também me apaixonei, pois tenho alunos de 35 até 90 anos”.

Além das atividades aquáticas, a educadora física também passou pela ginástica localizada, onde viveu um de seus maiores desafios. “Após a saída da antiga professora fui convidada a assumir as aulas. Confesso que foi muito difícil, pois os alunos não estavam acostumados comigo e realmente queriam as aulas com a outra professora. Pensei em desistir, mas, novamente, tanto o Marcelo quanto o Juninho me incentivaram a continuar. Foi neste momento que aprendi a conquistar novos alunos, a fazer com que confiassem em mim para que eu pudesse trabalhar com eles. Esse vínculo é muito importante para os profissionais da Educação Física”, destacou.

O INCENTIVO DO CLUBE POR MEIO DO EMPOWERING COACHING

Após breve período na Ginástica Localizada, Amanda participou de um curso, proporcionado pelo clube, com a Les Mills, que realiza treinamentos específicos às aulas coletivas, sendo o RPFC um de seus clubes credenciados.

“Foi a partir deste curso, realizado em Ribeirão Preto, que descobri o Body Pump, uma modalidade bem diferente da ginástica localizada, que trabalha cada grupo muscular de uma forma bem específica. Depois do curso não tive dúvidas e também ingressei nas aulas no clube. Digo que no Body Pump formei mais uma ‘família’. Durante as aulas aprendi a respeitar os limites de cada aluno e os alunos aprenderam a confiar nas minhas instruções e se sentirem estimulados a sempre fazerem um pouquinho mais a cada aula”.

Amanda junto à equipe de Natação do RPFC: respeito, aprendizado e admiração entre os colegas de trabalho

Além disso, Amanda ainda auxilia nos treinos na academia do clube, uma outra frente de trabalho que vem lhe proporcionando conhecimento e experiência.

Questionada sobre qual área prefere ministrar suas aulas, Amanda destacou que cada uma é um aprendizado e um prazer diferente, mas a Natação continua sendo sua grande paixão. “Aprendo muito em cada atividade, pois tirando as aquáticas, as demais são bem distintas. Porém, a Natação é um xodó. Foi a partir dela que o mundo da Educação Física se abriu para mim”.

Sobre sua maior satisfação como Educadora Física, ela ressaltou as amizades, o vínculo que cria com seus alunos. “Além de condiciona-los a uma atividade física, acredito que minha profissão vai muito além disso: a Educação Física cria vínculos de amizade e de confiança entre professor e aluno, pois sem eles é difícil até mesmo ministrar as aulas. Em resumo, acho que o melhor em ser professora aqui é ajudar meus alunos a terem mais qualidade de vida!”.

Para o futuro, ou melhor, já para esse ano, Amanda pretende fazer alguns cursos de especialização, incentivada pelo clube. “O RPFC proporcionou a seus professores o Empowering Coaching, que foi um grande incentivo para eu voltar aos estudos. Quero fazer algumas especializações e melhorar sempre em tudo que faço. Sou muito grata ao RPFC por ter acreditado em mim e pelo comprometimento que tem com seus professores, sempre proporcionando cursos, treinamentos e formas de nos incentivar a melhorar como profissionais. Também quero agradecer a cada um de meus alunos, desde as crianças, aos da Melhor Idade pela confiança e carinho que me tratam. É muito gratificante notar a evolução de cada um e fazer parte de cada conquista, sabendo que foi através de uma aula, de um treinamento que pude melhorar a saúde e a qualidade de vida deles. Acredito que essa é a verdadeira essência da Educação Física, a qual respeito e sempre desempenharei com muito amor e dedicação”, concluiu a professora Amanda.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.